domingo, 15 de junho de 2014

História - Conjunto Novo Alvorecer

Infelizmente não existe um site com a história do Conjunto Novo Alvorecer, é até mais fácil encontrar as MP3 dos discos do que informações e fotos do conjunto.
Achei em um grupo do Yahoo algumas informações que achei bastante interessante e, de certa forma, conta a história do Novo Alvorecer. Segue o texto transcrito abaixo.

Um dia existiu um conjunto musical evangélico, que revolucionou a nossa história. Através deles aprendemos a usar novos instrumentos, novos ritmos e não ter vergonha do estilo de nossa própria geração. Eles foram os pioneiros. Seguindo a picada aberta por eles, na floresta, seguiram os gigantescos monumentos do louvor: Vencedores Por Cristo, Som Maior, Elo, Logos, Vozes de Cristal, etc.

A caminhada iniciou-se em 06 de julho de 1966, num culto especial da Igreja Presbiteriana Independente da Quinta Parada, na capital paulista. Sob a direção e idealização do notável mestre Professor Agenor Pereira de Carvalho, o grupo foi chamado CONJUNTO VOCAL E INSTRUMENTAL NOVO ALVORECER. Que bênção! Que monumento! Que achado! O grupo tocou o coração de um grande empresário e músico, o Sr. Mário Vieira, proprietário da DISCOS MUSICAIS CALIFÓRNIA, uma das grandes das décadas de 60 e 70. Ele apaixonou-se pelo grupo cristão e tratou de levá-los ao estúdio. Assim, o Brasil conheceu esse conjunto jovem, que mudaria a cara do Brasil evangélico.

Muitos que me lêem foram criados ouvindo suas canções. Suas canções eram alegres e cantavam com o peito aberto. Não estavam preocupados em serem extremamente perfeitos. Eles eram extremamente humanos. Há CDs que ouvimos e que se mostram tão perfeitos, quase não-humanos, incantáveis. O Novo Alvorecer, pelo contrário, era humano. A sensação que passavam é a de um louvor de acampamento, com o pessoal sentado na grama, ou ao pé da fogueira, cantando, tocando, de forma informal, gostosa e expontânea. Por isso os jovens se identificaram com eles, pois o que eles cantavam todos conseguiam também.

Suas canções eram inteligentes. Vivendo numa geração prenhe de talentos, poesias e lutas pela democracia e liberdade, aprenderam como ninguém a fazer uso de metáforas e ilustrações do quotidiano, para dizer coisas profundas e espirituais. Um de seus autores, o grande e notável DANIEL VIEIRA RAMOS FILHO, traduziu em poesia páginas imortais da antologia da música evangélica. Sucessos como ALÉM DO PÓ, ANO 2000, ORE, vieram dessa privilegiada e abençoada mente pensante.

Sua influência era generalizada. As décadas de 60 e 70 foram de grande oportunidade, bem como de grande projeção. Não havia muita coisa; assim, era possível ver de longe os luzeiros que brilhavam. Era um tempo em que o Brasil podia cantar a mesma coisa, de norte a sul. Demorava muito para sair uma série nova de canções. Quando as novas saíam, as anteriores já eram cantadas em quase todas as igrejas. Hoje, com a proliferação da comunicação e a enchente de gravações, o leque de opções é grande o bastante para não permitir unanimidade em quase nada. Quando um cd termina de ser gravado, há outros 10 despejados no mercado; e a maioria nunca será conhecida. O Novo Alvorecer foi conhecido. E muito!

Infelizmente o ecumenismo, a teologia da libertação, a mensagem social e política invadiram os púlpitos protestantes do início da década de 80. Os pastores, formadores da opinião, adocicaram a mensagem do evangelho, e influenciaram aquela juventude. Assim, em 1982, o Novo Alvorecer experimentou sua última gravação, e suas músicas estavam longe do que diziam anteriormente. Agora a prédica era triste e denunciatória: favelas, assassinatos, latifúndios, politicas, sem muita menção de um Reino superior, mesmo em meio a um mundo caído. O tempo também foi tratando de levar cada um dos pioneiros para dedicarem-se aos filhos e aos netos que iam chegando, e o grupo dispersou-se. Com o fim do VINIL e o desaparecimento do selo CALIFÓRNIA do mercado evangélico, passamos 25 anos com as gravações do NOVO ALVORECER sepultadas na memória dos jovens crentes saudosos e tristonhos.

Por Wagner Antonio de Araújo


Nota: A Gravadora Califórnia relançou em CD a discografia do Conjunto Novo Alvorecer, para maiores detalhes acesse: http://www.californiaonline.com.br/home/

Fonte:  http://mpbsanto.blogspot.com.br/2010/12/conjunto-novo-alvorecer.html

43 comentários:

  1. Quero prestar uma homenagem a uma participante deste maravilhoso grupo, NOVO ALVORECER. Iris Marli Hansen uma das fundadoras do grupo que veio a falecer na manhã desta ultima sexta-feira 11/03/2016. Deixa muitas saudades nos corações de todos aqueles que um dia tiveram a oportunidade de conhecer e conviver com essa personalidade iluminada, carismática e dedicada ao Reino do SENHOR, ultimamente como Pastora na Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.
    Saudades.
    "Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." Apocalipse 21:4

    ResponderExcluir
  2. Eu nascí em 1971, sou Roberto Hangell, e hoje meu maior prazer é poder ensaiar grupos. com muita qualidade vocal, e incentivo a juventude a cantar....mas tive um mestre aqui na terra, além do mestre do Céu...CONJUNTO NOVO ALVORECER.... NÃO EXISTE AINDA UM GRUPO TÃO COMPLETO, instrumentalmente, musicalmente, e espiritualmente...como o antigo ( que pra mim, sempre será atual) NOVO ALVORECER... mensagens pra hoje, em nossos dias...incrível as composições de Daniel.... músicas como: CONSELHOS, CALMARIA, LIBERDADE, REFÚGIO, SISTEMA, FÓRMULA CERTA.....E MUITAS OUTRAS... SÃO INSPIRAÇÕES DIVINAS....

    ResponderExcluir
  3. Cresci escutando o Novo Alvorecer
    Composições brilhantes vindas de uma mente brilhante chamada Daniel Vieira Ramos Filho
    Alem do pó, Muralhas, Torre, Ore,Sementes
    Ficaria aqui o dia todo citando criações espetaculares
    Merecem sempre serem lembrados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo esse grupo, até hoje guardo na memória e no meu coração suas canções. Gostaria de saber como está o genial Daniel Vieira.

      Excluir
    2. É Sandra Alcaniz, eu amo ate agora... é complicado hj ouvir certos hinos... é complicado encontrar um grupo igual a esse NOVO ALVORECER... eu ouço e muito ate agora.. abraços a todos

      Excluir
  4. Cresci escutando o Novo Alvorecer
    Composições brilhantes vindas de uma mente brilhante chamada Daniel Vieira Ramos Filho
    Alem do pó, Muralhas, Torre, Ore,Sementes
    Ficaria aqui o dia todo citando criações espetaculares
    Merecem sempre serem lembrados

    ResponderExcluir
  5. Cresci escutando o Novo Alvorecer
    Composições brilhantes vindas de uma mente brilhante chamada Daniel Vieira Ramos Filho
    Alem do pó, Muralhas, Torre, Ore,Sementes
    Ficaria aqui o dia todo citando criações espetaculares
    Merecem sempre serem lembrados

    ResponderExcluir
  6. Sou mais um que cresceu ouvindo alguns álbuns do Novo Alvorecer. O que dizer do Daniel Vieira? Simplesmente fora de série. Gostaria de ver mais composições como as dele. Acrescento às já citadas as canções Ter ou não ter e Amor que, apesar de ser da fase condenada pelo prezado blogueiro, fala da verdadeira mensagem pregada por Cristo sendo posta em prática. O cristianismo prega sim sobre o Reino que há de vir, mas também exorta à responsabilidade social da igreja. Como disse no começo, só ouvi algumas gravações então não posso falar por todas as letras, mas os álbuns Êxodo, Sentinela, Século XX, Busca e Ano 2000 são muito bons, em letra e música.

    ResponderExcluir
  7. EU NÃO PODERIA DEIXAR DE COMENTAR SOBRE O CONJUNTO NOVO ALVORECER, CLARO CRESCI APRENDENDO MAIS E MAIS DESTE BELO CONJUNTO, COM LETRAS LINDAS, E BEM PRODUZIDAS, NA REALIDADE, ENTENDO QUE DEUS FALAVA AO OUVIDO DE CADA PARTICIPANTE E COMPOSITORES PARA TER TÃO BELOS HINOS... HOJE, COM CERTEZA NÃO OUVIMOS LETRAS DESSA MAGNITUDE.

    ResponderExcluir
  8. Século XX foi a música que marcou minha adolescência, quantos louvores desse grupo cantamos no nosso grupo de louvor na Igreja que eu fazia parte na época. Gostaria de adquirir os cds que foram regravados, mas o site que o blogueiro forneceu não atende, alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ednilde, não sei se você recebeu a mensagem que eu enviei com o link da gravadora para você adquirir os cds do Novo Alvorecer. Na dúvida estou reenviando: http://www.gravadoracalifornia.com.br/

      Excluir
  9. Legal se tivéssemos uma comunidade do Novo Alvorecer pra gente poder falar mais sobre este magnífico grupo
    No facebook ou Whatsap ,sei la

    ResponderExcluir
  10. Um dos melhores conjunto que já ouvi,dou graças a Deus porque sou da geração deste conjunto obrigado por fazerem parte desta minha caminhada cristã espero que vocês ainda estejam no caminho que conduz a morarada eterna.em Cristo Celio Antonio

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Conheci o trabalho do novo alvorecer desde quando eu tinha 9 anos
    hoje estou com 47, as canções marcaram minha infância, e ficaram na minha memória, tenho todos os discos em mp3.

    ResponderExcluir
  13. Ouvi e cantei as músicas do Conjunto Novo Alvorecer na igreja que congregava quando adolescente, nunca saiu de minha mente canções como Além do Pó, Genesis, entre outras, muita saudade...

    ResponderExcluir
  14. pessoal alguém tem alguma noticia sobre alguma comundidade do conjunto novo alvorecer ou almenos o face de algum dos integrantes.

    ResponderExcluir
  15. Novo Alvorecer fez parte da minha infância. Gostaria de saber quem canta "Em fervente oração", do álbum Louvor Jovem.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. fui membro da igreja presbiteriana independente da "quinta parada" (tatuapé). Tenho 47 anos. Minha infância foi toda com eles. Fui líder de jovens. Joguei bola com o Daniel. Agorinha estava cantarolando uma música deles (ontem ele foi) e vim cair aqui. Sim o tempo passou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, de repente vc tem mais informações deles é poderia atualizar aqui ou por algum outro canal...

      Excluir
  18. Tenho alguns LPS do novo alvorecer para vender, se alguém interessar... Estou no face. Elias Pereira.
    WhatsApp 27 999483338

    ResponderExcluir
  19. Fazendo uma coletania de louvores da década de 80 e 90 para nosso canal no Youtube por acaso descobri o Conjunto, que nem me lembrava mais o nome mas que ouvia repetidamente na década de 80. Em especial o LP Louvor Jovem, é um tesouro.

    ResponderExcluir
  20. Melhor grupo evangélico de todos os tempos músicas que falam a realidade que infelizmente o nosso país vive hoje. Tive a honra de comprar os CDS pelo site da Califórnia é sempre escuto pra matar a saudade.

    ResponderExcluir
  21. Desde minha conversão à Cristo em 1980 não canso de ouvir Novo Alvorecer, gostaria muito de conhecê-los pessoalmente, poder abraçá-los,ver fotografias, seria uma grande alegria.Aqui vai a minha homenagem à esse conjunto que tanto contribuiu na minha vida, obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Conheci esse trabalho na década de 90 ,de lá para cá é só amor.

    ResponderExcluir
  23. Eu tambem amava este grupo conheço Daniel V. RAMOS MENTE abençoada.Seu pai Rev.Daniel e sua família foi pastor da IPI São Miguel Pra.Famia me querida por todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procuro informações sobre esta mente brilhante,chamada Daniel Vieira Ramos Filho
      Mas encontrei muito pouca coisa
      Quem tiver mais informações,poderia passar pra nos

      Excluir
  24. Também fiz parte dessa geração. Louvei o Eterno, tocando e cantando as inspiradas músicas do Novo Alvorecer. Guardo em minha mente e em meu coração cada musical, os quais executei na década de 70 e início dos anos 80. Naquelas épocas éramos mais sonhadores, mais poéticos, e menos contaminados pela mídia que, após os anos 90, bombardeou nossas igrejas com as consequências da globalização. Mas também entendo que tudo tem seu tempo determinado - como diz Eclesiastes 3 -, e nossa geração passou...vindo outras; cada qual com suas características. Mas cá entre nós: sinto saudade e até falta daqueles sons simples,daquelas vozes e daqueles grupos de louvores levados pelo tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Por acaso vc é o Alfredo que fez parte do Conjunto Novo Alvorecer e tem familiares no interior do Estado de São Paulo, especificamente em Lençóis Paulista? Acho que se for quem estou pensando, faço parte da família. Aliás um dia integrantes foi o Gidalte Rodrigues, meu primo.

      Excluir
  25. Ótimo grupo musical!Aprendi a ouvi -los através de minha esposa,que os ouve assim como o Som maior,Logos,Elo,Luis de Carvalho,Vencedores por Cristo.Obs:Não sou e não frequento igrejas.

    ResponderExcluir
  26. Legal saber q há mais pessoas q curtem o Novo Alvorecer
    Pra completar a discografia deles,me falta o primeiro e o terceiro disco deles
    Os demais,tenho todos em vinil

    ResponderExcluir
  27. Legal,se pudéssemos ter um grupo no whats ou no face,sobre este magnífico grupo

    ResponderExcluir
  28. Alguem sabe se alguns dos integrantes estao vivos?

    ResponderExcluir
  29. Sim, ao menos tive contato pela rede social (facebook) com Ivani, irmã de Iris. Um detalhe que talvez poucos conheçam: o conjunto surgiu inicialmente na Igreja Presbiteriana Independente de Quinta Parada, atual Tatuapé, com o nome de 'Os Rouxinóis'. A mudança do nome foi por conta de quando foram convidados para gravar já existir domínio desse nome e o Sr. Agenor alterou para Novo Alvorecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que felicidade ler tantas coisas boas do meu grupo favorito na adolescência. Maravilha Glorias e honras a Deus por esse grupo ajudou muita gente a sair da lama do pecado dos vícios. Alguém precisa fazer uma pagina no Wikipedia sobre eles com discografia e videos. Se precisa de ajuda pode contar comigo.pelo sidpires12@gmail.com

      Excluir
  30. Que linda trajetória.Podemos dizer que este grupo rompeu barreiras.Marcou minha adolescência e juventude!Deus seja louvado!Deus abençoe a cada um que fez parte deste imensurável grupo e deixou sua história para gerações futuras.🙌❤🙏

    ResponderExcluir
  31. Nasci 1977. Já em 1981 conhecido Novo Alvorecer. "risonha juventude.
    Como foi pedagógico esse álbum!
    Meus pais, primos e tios o ouviam diariamente.
    "o sol já se aclarou, a trilha já encontrei, no bom caminho estou. Jamais me perderei..." Ah... Saudade

    ResponderExcluir
  32. Me marcou muito o novo alvorecer.As musicas sacras de antigamente são incomparaveis.

    ResponderExcluir